06 June

Time Left

Um Copo com Um Copo com Agnès Levécot : O Romance pós 25 de Abril

  • Paris
  •  June 6, 2015   — June 6, 2015
  • 05:00 pm — 06:00 pm

Em 2014 a AGRAFr iniciou um novo ciclo de eventos denominado: ” Um copo Com…”. Este tipo de evento consiste em convidar uma personagem relevante da comunidade portuguesa em França para falar com os membros da AGRAFr sobre um tema predefinido. Esta iniciativa pretende ser informal, privilegiando um debate e discussão abertos entre o orador e os membros. “Um copo Com…” realiza-se no primeiro sábado de cada mês às 17h num café em Paris.

SJM8-EMQU-VT0B-LNHWNo dia 6 de junho 2015, primeiro sábado do mês, o café Nata Lisboa (75009) acolheu “Um Copo com…”, atividade mensal da AGRAFr, desta vez com a convidada Agnès Levécot, Maître de Conférences à l’Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3.

Tendo como mote para a conversa “O romance português pós 25 de abril”, Agnès partilhou connosco o seu percurso académico e as origens do seu interesse por Portugal, uma relação que começou nos anos 70, que perdura desde então e que ultrapassa em muito o âmbito profissional.

Agnès, jovem estudante de línguas e literatura, abraçou a cultura portuguesa e fez dela profissão: professora de português. E acompanhou momentos marcantes da nossa história. Por exemplo, conheceu o país de norte a sul; encontrava-se em Lisboa no 25 de Abril de 1974; desceu as ruas de uma Lisboa repleta de alegria e emoção no 1º de Maio desse ano histórico; participou, como professora, em programas de alfabetização que surgiram no pós-revolução, contactando com o Portugal profundo e as suas contradições; e mergulhou a fundo na produção literária da época, o que influenciou de forma definitiva o seu percurso académico. Sendo que a sua tese de doutoramento está na base do livro “Le roman portugais contemporain. Profondeur du temps” (edições L’Harmattan), e que explora precisamente alguns dos labirintos narrativos de um país em mudança e à procura da sua identidade.

G06Z-8PVG-09DH-MN3X

A conversa espontânea levou-nos a vários lugares que Agnès habita: aos livros e autores mais marcantes, à relação com a língua portuguesa (que domina exemplarmente), à condição de ser habitada por duas línguas e às histórias engraçadas que isso ocasiona. Naturalmente, a conversa desaguou em Portugal, mais concretamente nas águas de um Tejo alfacinha, onde Agnès se sente bem e gosta sempre de voltar.

SVFN-BZ25-Z3SV-KVG9E antes do retorno a casa, ainda houve tempo para uns pastéis de nata, polvilhados de canela…

O evento “Um Copo com…” inicia agora a sua pausa estivalretomando a sua atividade em Outubro de 2015.

Ana Filipa Rodrigues

Copyright © 2015 AGRAFr.Política de Privacidade