04 Oct

Time Left

Um Copo com Ana Paixão : Uma Exposição, um Concerto, e um Filme

  • Paris
  •  October 4, 2014   — October 4, 2014
  • 05:00 pm — 06:00 pm

Em 2014 a AGRAFr iniciou um novo ciclo de eventos denominado: ” Um copo Com…”. Este tipo de evento consiste em convidar uma personagem relevante da comunidade portuguesa em França para falar com os membros da AGRAFr sobre um tema predefinido. Esta iniciativa pretende ser informal, privilegiando um debate e discussão abertos entre o orador e os membros. “Um copo Com…” realiza-se no primeiro sábado de cada mês às 17h num café em Paris.

No passado dia 4 de Outubro tivemos oportunidade de conversar com Ana Paixão, diretora da Casa de Portugal – André de Gouveia, que nos falou do seu percurso profissional, das atividades de promoção da cultura que tem desenvolvido e a direção da Casa de Portugal – André de Gouveia que acolhe estudantes, artistas e investigadores portugueses a trabalhar em Paris.

Na mesa do café rodeada por uma dezena de pessoas, Ana Paixão, doutorada em Literatura comparada com uma especialização em literatura e música portuguesa, falou-nos da programação cultural portuguesa e lusófona em França que tem desenvolvido tendo em conta as especificidades de três instituições – A Fundação Calouste Gulbenkian, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Casa de Portugal – André de Gouveia, com um interesse particular em dar a conhecer a música e a literatura portuguesas.

Ainda em relação às iniciativas culturais, Ana Paixão, confessa que, um pouco por gosto pessoal, mas sobretudo pela maior presença de público, existe um especial pendor para os concertos, relativamente a outros tipo de eventos culturais. No entanto, todos os eventos organizados pela Casa de Portugal são gratuitos e abertos ao público em geral.

A Casa de Portugal apresenta um orçamento extremamente reduzido (receitas provenientes sobretudo dos parceiros privados e mecenato), quando comparada, por exemplo, com a Casa da Alemanha (cujo orçamento anual se estima no valor de um milhão de euros oferecidos pelo governo alemão), mas ainda assim consegue oferecer cerca de 100 atividades culturais por ano, estabelecendo parcerias com entidades portuguesas e francesas, nomeadamente parcerias com ciclos ou festivais de cinema, a apresentação de exposições itinerantes, e/ou de jovens criadores e artistas.

Um dos frutos dessa relação de mecenato que tem desenvolvido, traduz-se na atual renovação da nova sala de Teatro da Casa de Portugal que tem estado a cargo da empresa luso-francesa Planète Bâtiment, da responsabilidade do Sr. Cândido Faria que se tem implicado pessoalmente neste projeto, contando também com o mecenato do Banco BPI, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Companhia de Seguros Fidelidade, entre outras entidades.

Ana Paixão tem tentado dar o máximo de visibilidade à instituição que representa. Tal esforço é feito junto de várias instituições em Portugal, tais como o Liceu Francês de Lisboa, diferentes universidades e ainda junto da AICEP (nomeadamente através do programa Inov Contacto). Consequentemente, a Casa de Portugal tem sido um foco de interesse pela parte dos meios de comunicação social.

A AGRAFr agradece por este convívio e partilha feito pela Ana Paixão, e em forma de agradecimento pelo apoio constante que tem dado à AGRAFr desde a sua criação, ofereceu-lhe um diploma de Membro Honorário conjuntamente com uma pequena lembrança.

António Farinhas & Ana Antunes

Para saber mais sobre a Casa de Portugal : http://www.ciup.fr/residence-andre-de-gouveia/
Reportagem sobre a Casa de Portugal na SIC Noticias: http://videos.sapo.pt/y3fYp8ZBI3PlyqrZG05m

GDR5-H3PW-LM13-QNYD

Copyright © 2015 AGRAFr.Política de Privacidade