16 Nov

Time Left

1a LUSOJOURNÉE- Percursos Profissionais: Histórias de Sucesso

  • Fondation Calouste Gulbenkian, Paris
  •  November 16, 2013   — November 16, 2013
  • 11:00 am — 12:00 pm

A AGRAFr organizou a 1a Luso Journée no dia 16 novembro 2013 naem Paris. O tema de 2013 foi “Percursos Profissionais: Histórias de Sucesso“. Este evento aberto ao público e gratuito contou com a presença de mais de 40 pessoas.
A 2aediçāo da Luso Journée terá lugar dia 15 Novembro de 2014.

M7M3-AE6O-BO3S-IQMLMuito obrigada pela vossa participação neste evento que contou com intervenções excepcionais e a partilha de experiências muito variadas!” – Ana Antunes (Presidente da AGRAFr)

Comentários dos Participantes

“É talvez cedo para fazer o balanço final de um “Encontro” tão rico de ensinamentos e de experiências partilhadas que esperamos venha a traduzir-se em iniciativas múltiplas. De uma tenho a certeza : a criação da Associação AGRAFr pode fazer toda a diferença para promover mudança e progresso. Bem precisamos de quem faça a diferença com uma clara visão do futuro.” – Isabelle De Oliveira (Oradora na Luso Journée)

“A 1ère Luso Journée, organizada pela AGRAFr, foi aquilo que se pode chamar um dia extremamente enriquecedor. Este evento foi organizado pela AGRAFr com o objetivo de promover a partilha de experiências profissionais e pessoais de sucesso, de portugueses ou luso-descendentes em França, inseridos em áreas distintas (ciência, literatura, teatro, negócios). Este objetivo foi claramente alcançado!

Durante todo o dia tivemos a oportunidade de conhecer e falar com várias pessoas e de nos apercebermos que, apesar de histórias de vida diferentes, todos temos algo em comum: a nossa ligação a Portugal e a vontade de alcançar os nossos objetivos, num país que não é o nosso! Graça Santos (diretora da companhia de teatro Cá e Lá) chamou-nos a atenção para o facto de algumas das nossas características, enquanto povo, como o medo de arriscar ou o conformismo, serem consequências da nossa história. Tivemos um ditadura de 41 anos, que ainda hoje se reflete no comportamento dos portugueses, mesmo naqueles que nunca viveram o salazarismo. Pedro Sousa (fundador da empresa “Plenium”) sublinhou igualmente algumas das características que são marcantes nos portugueses, enquanto povo: a generosidade, a humildade, a afabilidade, entre outras. No entanto, ambos acentuaram a necessidade de adaptar ou mesmo alterar estas características, quando tentamos ter sucesso profissional num país, cuja sociedade não partilha das mesmas. Todas as pessoas que prestaram o seu testemunho mostram que as características inerentes a um percurso de sucesso num país estrangeiro, como a França, passam por: agir, mesmo com medos (os erros ou enganos fazem parte do sucesso); nunca nos conformarmos, mas persistirmos na luta por aquilo que queremos (sermos atores e não espectadores da vida), ter uma atitude de afirmação pessoal e negocial com os outros (não permitir que os outros abusem da nossa generosidade); sermos exigentes e ambiciosos (uma vez que enfrentamos aqui mais obstáculos do que enfrentaríamos em Portugal); fazermos os que nos apaixona. Contudo, o denominador comum entre os percursos de sucesso dos oradores presentes foi vencer o medo de saírem da sua zona de conforto: sair do seu pais de origem (Portugal) ou desistir de empregos confortáveis para começar novos projetos pessoais que os apaixonavam. “If you want something in life you’ve never had, you’ll have to do something you’ve never done” JD Houston (citação apresentada na apresentação de Ricardo Brochado (diretor da agência do BPI)).

Na minha opinião, este evento deu-nos a todos nós, portugueses e luso descendentes licenciados, que chegaram há dois anos a França (como eu) ou há 40, a possibilidade de partilhar e de aprender com as experiências de vida de outros. Apesar de tão distintas, as nossas experiências profissionais enfrentam desafios semelhantes que exigem atitudes comuns.”  – Carina Santos (participante na Luso Journée e membro da AGRAFr)

Programa do Evento

VYGI-N3XL-1M46-5F0N

Fotos do Evento

19G7-658A-VTFP-HD2D

Copyright © 2015 AGRAFr.Política de Privacidade